Dispositivo para alertar motoristas sobre excesso de altura está em implantação

A CET registrou, até julho de 2021, em toda a cidade, 194 casos de veículos com excesso de altura, entalados ou na iminência de entalar na cidade de São Paulo. O levantamento contempla também ocorrências envolvendo veículos que enroscam em fiações de concessionárias de serviços públicos bem como em galhos de árvores e outros tipos de interferências aéreas.


Av. 23 de Maio X Vd. Gen. E. Figueiredo

Para evitar que isso continue acontecendo, a Av. 23 de Maio, sentido Santana, recebeu nova sinalização e um novo dispositivo de alerta para condutores de ônibus e caminhões que estiverem com excesso de altura. O equipamento foi instalado aproximadamente 200m antes do Viaduto General Euclides Figueiredo, na Vila Mariana, para quem se dirige ao Centro.

Além do novo identificador de altura, está em implantação nova sinalização vertical, reforçando as que já existem na via. O conjunto formado pelas placas de sinalização e o dispositivo dará aos condutores de veículos com excesso de altura três oportunidades para que evitem o choque com a estrutura do viaduto.

O dispositivo é formado por uma série de chapas de alumínio penduradas em colunas cônicas instaladas antes da obra de arte de engenharia civil. As chapas estarão suspensas à exata altura do viaduto. Caso caminhões ou ônibus com excesso de altura passem, o impacto das chapas metálicas com a carroceria chamará atenção do motorista, além de lhe dar a certeza de que é o seu veículo que está inadequado para o tráfego na via (e não qualquer outro que possa estar passando pelo local ao mesmo tempo). 
O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

O local foi escolhido para receber a instalação porque, somente em 2021, foram registradas 42 ocorrências de veículos com excesso de altura. Além da Av. 23 de Maio com Viaduto Gal. Euclides Figueiredo no sentido centro, os locais com maior incidência na cidade e que vão receber o dispositivo e reforço da sinalização são: Av. Alcântara Machado com Vd. Bresser, sentido bairro; Túnel Jânio Quadros, sentido bairro; Av. do Estado com Vd. da CPTM, sentido Norte; e Av. Pacaembu com Vd. General Olímpio da Silveira, nos dois sentidos.

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