Botoeiras sonoras auxiliam a travessia de pessoas cegas ou com baixa visão. Conheça o projeto Rotas Acessíveis.

A Prefeitura de São Paulo lançou, em 2021, o Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência. São medidas que tem o objetivo de promover a inclusão e cidadania de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As ações para estimular a mobilidade acessível, de maneira segura, foram incluídas no Programa de Metas 2021-2024. Rotas Acessíveis é um dos projetos com esta finalidade.
   

Implantado por meio de um trabalho em conjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Secretaria das Subprefeituras, da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, este projeto prevê a instalação de botoeiras sonoras nos semáforos em vias com grande fluxo de pedestres, além de calçadas acessíveis, rampas, piso tátil e adequações de acessibilidade nas travessias, entre outros elementos sensoriais para o deslocamento.

As botoeiras sonoras tem a função de auxiliar a travessia de pessoas cegas ou com baixa visão e são acionadas ao apertar a botoeira por 3 segundos ou mais para acionar o som. Para pessoas que não têm deficiência, o acionamento é normal, como uma botoeira comum. 




Comentários

Postagens mais visitadas