Fake News: "CET reduz velocidades máximas para aplicar mais multas"

A readequação de velocidades salva vidas! O único objetivo a ser alcançado com o ajuste das velocidades máximas permitidas nas vias da cidade é diminuir o número de mortes e lesões graves decorrentes de colisões ou atropelamentos. 

Estudos internacionais já demonstraram que a velocidade é o fator determinante da gravidade das lesões e da quantidade de mortes no trânsito. De acordo com a publicação Cities Safer by Design, da World Resources Institute (WRI), atropelamentos causados por veículos a 30 km/h serão fatais em 10% das ocorrências. Se a velocidade dos veículos for elevada para 50 km/h, 85% dos atropelamentos serão fatais. Ou seja, em velocidades superiores a 50 km/h, a chance de sobrevivência se aproxima de zero. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a velocidade máxima em áreas urbanas deve ser de 50 km/h, em vias arteriais, e ainda menor em vias locais e com grande presença e movimentação de pedestres.   

Com o compromisso de reduzir o número de mortes na cidade de São Paulo das atuais 6,5 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes para 4,5 mortes/100 mil, até 2024, a CET vem adotando uma série de medidas voltadas à segurança viária previstas no Plano Vida Segura. 

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