"A CET só multa, não educa os motoristas." - Fake News

Todo motorista ou motociclista que trafega pelo viário deve estar habilitado. O processo de habilitação envolve as capacitações, realizadas pelas autoescolas, e avaliações, realizadas pelos órgãos estaduais de trânsito, que emitem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, quem é habilitado conhece as leis e o significado da sinalização de trânsito. 

[Descrição da imagem #PraTodosVerem: No fundo, imagem de um agente da CET de costas orientando o tráfego. No centro, uma espécie de selo amarelo com o texto "Fake News". No topo, o texto em branco: "A CET só multa, não educa os motoristas."]
Quem conclui a autoescola e recebe a CNH sabe que deve respeitar a faixa de pedestres, o sinal vermelho, a placa de PARE, os limites de velocidade indicados para cada via; que precisa indicar suas intenções por meio das setas, que não deve estacionar em frente a guias rebaixadas, etc. Entende-se que o condutor habilitado conhece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e sabe que o descumprimento da norma está sujeita à multa e demais penas previstas em lei. 

O mais grave, entretanto, é que o descumprimento das leis de trânsito coloca a vida do condutor e a de terceiros em risco. O agente de trânsito que presenciar uma infração tem obrigação legal de autuar o infrator. O condutor, por sua vez, tem direito de defesa garantido por lei, antes que a autuação seja convertida, de fato, em multa. 

Para quem quer aprender mais sobre as leis de trânsito bem como sobre princípios de condução segura e a convivência saudável entre os diferentes modais, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET disponibiliza para a população conteúdo educativo destinado a todos os usuários da via pública. Motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. A Educação da CET chega onde você estiver: comunidade, escola, empresa, através de aulas, cursos, palestras, dinâmicas, teatro ou jogos. 

Durante a pandemia, algumas atividades tiveram que ser adaptadas ou suspensas temporariamente como medida de segurança sanitária. Já as atividades e cursos online seguem normalmente no Portal Educacional Interativo: http://educacao.cetsp.com.br e na seção Educação do site da CET: www.cetsp.com.br/Educacao

Ah! Aqui nas redes sociais da CET você também encontra dicas e orientações para o dia-a-dia da mobilidade. Fique atento também às nossas campanhas educativas. 

Então, não passe a Fake News adiante e conheça os conteúdos educativos da CET.

Comentários

Postagens mais visitadas