terça-feira, 11 de abril de 2017

Balanço dos 100 dias - 2017

Velocidade nas Marginais

Em 25 de janeiro foram readequadas as velocidades das marginais Tietê e Pinheiros que voltou a ser de 90 km/h na pista expressa; 70 km/h na pista central (da Marginal Tietê) e 60 km/h na pista local. Mantida a velocidade de 50 km/h na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite conversão à direita. Além da readequação, foram adotadas medidas para aumentar a segurança dos motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte público.

As marginais passaram a ser monitoradas por mais 10 pick-ups L200 da Mitsubishi e 10 motos Honda. Em breve, mais 10 motos Yamaha serão incorporadas ao Programa Marginal Segura. Todos os veículos foram doados para a CET.

Em 2016 eram 45 agentes por turno na operação das marginais. Com o programa, o efetivo passou para 75 agentes por turno. Com o aumento de 67% no contingente, mais ocorrências nas marginais passaram a ser atendidas. O tempo médio de chegada do agente ao local do acidente caiu de 8 minutos para 6 minutos, em média.

A sinalização nas marginais foi ampliada com a instalação de 900 placas educativas e de advertência e sonorizadores. Para os pedestres, foram implantadas 19 lombofaixas (travessia elevada) nas ruas transversais às marginais. Painéis eletrônicos estão em operação para orientar os motoristas sobre o trânsito na região. Também houve melhorias na acessibilidade, com o rebaixamento de 20 guias ao longo das marginais.

A fiscalização nas marginais passou a ser mais intensa com 54 das 67 câmeras em operação. No início do ano, cerca de metade delas não estava em funcionamento. Motos também passaram a ser fiscalizadas nas marginais, com a utilização de 14 radares-pistolas.

Serão criados três bike stop para dar apoio ao ciclista com vestiário, chuveiro e espaço para manutenção das bicicletas


Novos uniformes

Foi criado um novo uniforme que garantem mais segurança aos agentes de trânsito, pois a cor amarela faz com que eles sejam melhor visualizados. A ideia é permitir que o agente seja reconhecido como um profissional que está naquele local para orientar e garantir mais segurança ao trânsito.


Cidade Linda

A CET participa da Operação Cidade Linda com esquema operacional de monitoramento do trânsito, auxiliando as equipes de zeladoria (tapa-buraco, poda de árvore, desobstrução de galeria, etc.) e as equipes de sinalização (vertical, horizontal e semafórica) que atuam na revitalização das ruas e avenidas.

A recuperação da sinalização e equipamentos viários tem como objetivo melhorar as condições de segurança e fluidez aos pedestres e condutores no trânsito. Foram destacados cerca de 1300 Agentes de Trânsito e de Sinalização para as várias etapas do Cidade Linda.

Zona Azul Digital

Foi ampliado o número de Postos de Vendas do Cartão Azul Digital para facilitar a aquisição de quem não possui smartphone. Em março de 2017 aumentou de 964 para 1.463 o número de postos físicos credenciados. Com o fim da Zona Azul em papel, foi prorrogado o prazo para o a troca e o reembolso dos mesmo para o dia 31 de maio.


Licitação dos semáforos

Foi lançado edital para contratação de empresas para a manutenção dos 6.387 semáforos da cidade. O edital, no valor de R$ 81 milhões, terá três lotes e as empresas terão contrato válido por um ano com a cidade, podendo ser renovado. A CET também lançará outro edital voltado para a implantação de novo modelo para a travessia de pedestres.


Placas de trânsito recuperadas

Os reparos de placas de trânsito e sinalização ganharam um departamento específico de zeladoria. O objetivo é vistoriar, identificar e realizar a manutenção e a implantação de sinalizações de trânsito da cidade. A CET, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, também está dando início ao programa de reciclagem de placas com contratação de 10 moradores que estão em situação de rua. Cerca de 40% das placas da cidade são alvo de ações de vândalos, como pichações, furtos, entre outros. Por mês é feita atualmente a recolocação de 1.000 placas e a intenção é dobrar esse número

Nenhum comentário:

Postar um comentário