segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Operação Escola - 1º Semestre 2017

Começou nesta segunda-feira (6), a Operação Escola - 1º Semestre 2017 nas proximidades de 97 escolas, sendo 30 escolas da rede municipal, 17 estaduais e 50 particulares. O objetivo da operação é desenvolver ações educativas e operacionais, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.

A operação conta com Operadores de Trânsito da CET, além de funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos. Desta forma, a operação intensificará a fiscalização de estacionamentos irregulares e os ajustes semafóricos, visando diminuir o impacto gerado no tráfego pelo acréscimo de viagens realizadas com o fim das férias.

Além das ações de orientação de trânsito desenvolvida pelos agentes operacionais, a CET está implementando também ações educativas de trânsito através do Programa “Operador nas Escolas” e atividades de mímicos.

O Programa “Operador nas Escolas” tem por objetivo disseminar a ação educativa da CET por meio de agentes multiplicadores, e oferecer ao operador a oportunidade de executar a sua função de orientador e educador, aproximando-o do público infanto-juvenil. Conforme solicitação do estabelecimento, escolas receberão a atividade gratuita “Bate Papo sobre Trânsito” oferecido pelo agente da Companhia aos alunos. A conversa educativa dura cerca de 50 minutos (o tempo de uma aula), passando por temas como o papel da CET, do operador e da educação de trânsito; circulação e travessia segura, incluindo nesse contexto o risco do uso de fone de ouvido; como funcionam os semáforos e escolhas sustentáveis de transporte, dentre outros.

O projeto “Operador na Escola” foi criado para disseminar o Programa de Proteção ao Pedestre para as crianças e tem como público-alvo os estudantes do 5º. Ano do Ensino Fundamental, pois os alunos dessa série - com faixa etária em torno de 10 anos de idade - já começam a ganhar mais autonomia em relação a sua própria circulação, necessitando, portanto, de mais informações sobre comportamento adequado no trânsito. Além disso, o programa também cria em cada aluno um agente multiplicador junto à comunidade.

Já a atividade dos mímicos procura conscientizar a população de forma divertida e bem humorada da importância do respeito às leis de trânsito, divulgando regras básicas de circulação, travessia e sinalização, trabalhando questões de cidadania.

Clique aqui para saber a relação completa das escolas, a agenda das atividades e outras informações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário