segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

São Paulo participará do programa da Bloomberg para veículos autônomos

A cidade de São Paulo foi anunciada, nesta segunda-feira (09), como uma das escolhidas para participar da Bloomberg Aspen Initiative on Cities and Autonomous Vehicles (Iniciativa Bloomberg Aspen sobre Cidades e Veículos Autônomos). Durante videoconferência no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg divulgou cinco novas localidades que farão parte do projeto, sendo uma delas a capital paulista.

“Entender os mecanismos de regulação sobre os veículos autônomos será fundamental para que as cidades tenham proeminência e ascendência na edição de regras sobre essa nova e revolucionária tecnologia. São Paulo, cidade do mundo, participará desse esforço para colaborar com a regulação do carro autônomo”, afirma o Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda.

Tecnologia que vem sendo testada por várias empresas, os veículos autônomos são carros que se dirigem sozinhos, usando computadores para interpretar dados enviados por radares e sensores, que informam o trânsito ao redor. A ideia é utilizar isso futuramente para que os motoristas possam aproveitar o tempo de trajeto para fazerem outras atividades que não dirigir, enquanto o carro funciona numa espécie de piloto automático.

“Estamos tentando coletar informações para as cidades sobre o que está acontecendo nas ruas que elas controlam", disse Michael Bloomberg. "Então, elas precisam estar atualizadas sobre as novas tecnologias que estão chegando e como isso afetará o trânsito nessas cidades, assim podem se preparar para quando a necessidade surgir", completou.

Michael Bloomberg anuncia que São Paulo, entre outras cidades, participará do programa, em conferência ao vivo que ocorreu na manhã de hoje no Salão do Automóvel de Detroit. 


Além de São Paulo, foram anunciadas para participar da Iniciativa as cidades de Helsinki (Finlândia), Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Washington (EUA). Elas se juntarão às cinco cidades anunciadas em outubro passado: Austin, Los Angeles e Nashville (EUA); Buenos Aires (Argentina) e Paris (França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário