quinta-feira, 16 de junho de 2016

Operação Dá Licença para o Ônibus – Faixas exclusivas começam a ser implantadas nos eixos paralelos à Av. Paulista


Faixas exclusivas começam a ser implantadas nos eixos paralelos à Av. PaulistaComeçaram a ser implantadas faixas exclusivas à direita para ônibus nos eixos paralelos à Avenida Paulista, sentido Paraíso, no Eixo Alameda Santos/Rua Cubatão; e no sentido Consolação, no Eixo Cincinato Braga/São Carlos do Pinhal/Antônio Carlos.

As novas faixas exclusivas para o transporte público funcionarão sempre que houver um bloqueio de trânsito na Avenida Paulista (acidentes, manifestações, etc.); bem como aos domingos, durante o horário do programa “Ruas Abertas”.

O funcionamento das novas faixas será informado aos usuários por placas com dizeres “Amarelo Piscando Só Ônibus”. Desta forma, para ciência de sua ativação, o motorista deverá ficar atento às luzes amarelas: se estiverem piscando, a faixa passa a ser exclusiva para os coletivos e quando apagada a circulação nesta estará liberada para os demais veículos.

A ativação destas faixas exclusivas está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, sempre que houver interrupção na circulação dos ônibus na Av. Paulista, contribuindo assim para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

A orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva, quando da ativação da mesma .

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário