terça-feira, 17 de maio de 2016

Novo trecho do Complexo Viário Ponte Baixa entregue em 16/05

Complexo Viário Ponte Baixa
Foto: Fábio Arantes / Secom
A região do M’Boi Mirim, zona sul, recebeu em 16/05 um novo trecho do Complexo Viário Ponte Baixa. Mais 800 metros da avenida Luiz Gushiken foram abertos, entre a rua José Barros Magaldi e a rua Amitaba. A obra entregue favorece principalmente a mobilidade da população do Jardim São Luís. A intervenção inclui canalização do córrego, ciclovia e corredor de ônibus.

“Esta é a maior obra viária em 20 anos na cidade de São Paulo. Uma obra desse porte beneficia mais de 500 mil pessoas, o povo que mora lá no Horizonte Azul, na avenida dos Funcionários Públicos, na Baronesa. Estas pessoas vão poupar 30 a 40 minutos por dia para chegar ao seu posto de trabalho. Não é só uma avenida: é uma obra de drenagem, de mobilidade urbana e é uma intervenção urbana, porque toda essa região vai valorizar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após vistoriar o novo trecho.

Com a liberação desse novo trecho, a avenida Luiz Gushiken passa a ter três quilômetros concluídos, entre a avenida Guido Caloi e a rua Amitaba. A extensão conta com corredor de ônibus e ciclovia bidirecionais e seis novos acessos à avenida. A região ganhou uma nova passarela e uma nova parada de ônibus. “A SPTrans está trabalhando na retirada de linhas da Estrada do M’Boi Mirim para jogar para cá, para desafogar. Com este corredor de ônibus e mais as faixas exclusivas, o usuário do coletivo vai do Jardim Ângela até o Centro. A pessoa chega mais rápido”, anunciou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

A via foi iluminada com 153 luminárias de LED e possui calçadas verdes. Foram ainda entregues 800 metros de canalização do córrego Ponte Baixa e 6 mil metros quadrados do parque linear do Jardim Letícia.

Complexo Viário Ponte Baixa
Foto: Fábio Arantes / Secom
O complexo vai desafogar o trânsito da Estrada do M'Boi Mirim, que é o principal eixo viário de acesso à região de Santo Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e de parte de municípios como Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra.

O empreendimento integra um conjunto de obras que visam melhorar a mobilidade da zona sul. “Nós já terminamos a requalificação do corredor de ônibus da M’Boi Mirim, terminamos o binário Santo Amaro, que facilita o acesso ao corredor de ônibus e já contratamos a obra de extensão do corredor até a fronteira do munícipio. Vamos dar ordem de início da duplicação da ponte do Aracati”, explicou o secretário Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras).

Complexo

Atualmente, as obras do Complexo Ponte Baixa estão 80% concluídas. Estão em andamento a canalização de 150 metros do córrego Jardim Letícia e a construção de viaduto junto à rua Daniel Klein. A via elevada fará a ligação da estrada de M’Boi Mirim com a avenida Luiz Gushiken e está com três dos sete apoios executados. A previsão de entrega é setembro de 2016. A obra tem investimento total de R$ 765 milhões, dos programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa Minha Vida e da Prefeitura de São Paulo.

A avenida Luiz Gushiken foi aberta com dois quilômetros de extensão em 2014. Conta com dois viadutos no trevo da avenida Guido Caloi, corredor de ônibus e ciclovia. Neste trecho, a canalização do córrego, que era de 4 metros de largura, passou para 16,5 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário