segunda-feira, 2 de maio de 2016

Alteração na faixa exclusiva da Rua Voluntários da Pátria em 02/05

Em 02/05 foi alterado para o lado esquerdo da via a faixa exclusiva para ônibus existente na Rua Voluntários da Pátria, na Zona Norte. A alteração, no trecho compreendido entre as ruas Doutor Olavo Egídio e Leite de Morais (extensão de 340 metros), é complementar às implantadas na região em 27 de março último. No lado direito da via funcionará a Zona Azul, entre as ruas Conselheiro Saraiva e Doutor Gabriel Piza.

A alteração visa propiciar aumento da velocidade do transporte coletivo nessa via que atende a 80 veículos por hora/pico e está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores de tráfego. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 16/05 a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans irão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário