segunda-feira, 21 de março de 2016

Operação Frente Segura - Implantada área de espera para motos na Avenida Liberdade

Operação Frente Segura lançada em abril de 2013 é uma iniciativa que visa melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas. A medida cria uma área de acomodação para veículos sobre duas rodas que consiste na demarcação (sinalização horizontal) de um espaço exclusivo de espera para motos, junto aos semáforos e à frente dos outros veículos, o que facilita a saída quando o sinal abre para o trânsito. A sinalização é reforçada ainda com uma placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos.
Em 21/03, a Frente Segura foi implantada em seis locais ao longo da Avenida Liberdade.

Novos Locais

Avenida Liberdade junto à Praça da Liberdade
Avenida Liberdade com Rua Jaceguai
Avenida Liberdade com Rua Américo de Campos
Avenida Liberdade com Rua Barão de Iguape
Avenida Liberdade com Rua Condessa de São Joaquim
Avenida Liberdade, altura do número 937

- A imagem à seguir é meramente ilustrativa

Frente Segura na Avenida Liberdade

















Em 54 cruzamentos monitorados, um ano antes da respectiva criação da “Frente” houve 43 atropelamentos, após a instalação da área específica foram 31 casos. O registro de acidentes envolvendo todos os veículos caiu de 161 para 142. Nesses casos, o número de feridos foi reduzido de 186 para 155 e os acidentes e atropelamentos envolvendo motos também caíram de 102 para 77.

Não houve notificação de situações fatais.

Veja quadro:


Antes
Depois
Variação
Atropelamentos 43 31 - 28%
Acidentes c/ vítimas 118 111 - 6%
Total acidentes 161 142 - 12%

De abril de 2013 até dezembro de 2015 foram instalados 390 “Frente Segura”.
Entre os locais onde houve a implantação podemos destacar as avenidas dos Bandeirantes, Eng. Caetano Álvares, Prof. Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré e Tancredo Neves.

Critérios para definição dos locais

Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias.

A iniciativa tem como objetivos:
  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

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