terça-feira, 22 de março de 2016

Mortes no trânsito caem 20,6%, e 257 vidas são salvas em um ano

Foram registradas 992 óbitos no trânsito em 2015, ante 1.249 em 2014. Mortes de pedestres caíram 24,5%, e de ciclistas tiveram queda de 34%
Um estudo produzido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou uma queda de 20,6% no número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo em 2015. O levantamento mostra que 257 vidas foram salvas na comparação entre janeiro e dezembro de 2014 com o mesmo período do ano passado.

Enquanto nos 12 meses de 2014 foram registrados 1.249 óbitos, no mesmo período de 2015 ocorreram 992 casos. Considerando apenas o mês de dezembro dos dois anos, as mortes diminuíram 11,1%, com 88 casos em 2015, ante 99 em 2014.

O quadro mostra que  as ações implantadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa de Proteção à Vida (PPV), colaboram para que a cidade se aproxime da meta da capital para a Década de Segurança Viária da ONU, de 6 mortes a 100 mil habitantes até 2020. Em dezembro do ano passado, esse índice foi de 8,26 por 100 mil habilitantes, uma queda na série histórica. Em dezembro de 2014, o índice era de 10,47.

Em todo o Brasil, o índice é de 23,40; no Estado de São Paulo, é de 17,40 e, na Região Metropolitana (RMSP), de 19,40 mortes por 100 mil habitantes.

Ciclistas
Em relação aos ciclistas, o estudo apontou queda de 34% no número de mortes, na comparação de janeiro a dezembro de 2014 com o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2015 foram registradas 31 mortes, ante 47 casos fatais em 2014.

A malha cicloviária municipal chegou a 385,4 km, (a meta é atingir 400km até o final de 2016)dos quais 288,8 km foram implantados na atual gestão, o que garante mais segurança aos ciclistas, que passam a circular em vias segregadas.

Motociclistas
As mortes de motociclistas em acidentes registraram queda de 15,9% na comparação entre os 12 meses de 2014 e o mesmo período do ano passado. O número de ocorrências fatais caiu de 440 casos para 370. No mesmo período de 2013, foram 403 casos, o que significa que a curva vinha de um crescimento de 8,4%.

A redução é resultado de um trabalho realizado pela CET para garantir a segurança dos motociclistas, ampliando a fiscalização e melhorando a sinalização, como a implantação da Frente Segura, que destina às motocicletas espaços de parada na frente dos cruzamentos semafóricos, diminuindo o deslocamento em corredor.

Pedestres e motoristas
O estudo ainda constatou uma redução de 24,5% no número de mortes de pedestres, que passou de 555 óbitos de janeiro a dezembro de 2014 para 419 casos no mesmo período do ano passado. As ocorrências fatais envolvendo motoristas e passageiros também tiveram queda, de 16,9%. Foram 172 mortes em 2015, ante 207 casos em 2014.

Programa de Proteção à Vida
O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013 e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento (Travessia em "X")e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.645 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Mais informações: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/9697

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