quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Corredor Inajar de Souza beneficia 201 mil pessoas por dia


Corredor de ônibus da Inajar de Souza
Foto: Fabio Arantes/SECOM
A revitalização do corredor de ônibus Inajar de Souza beneficia diariamente 201 mil pessoas. O trajeto que liga o Terminal Cachoeirinha, na zona norte, à região central da capital recebeu 14,6 quilômetros de pistas com novo piso e 28 novas paradas de ônibus, além de 3 quilômetros de ciclovia e 2,9 quilômetros de pista de caminhada.

Com a intervenção, o deslocamento entre o terminal e a região central leva atualmente entre 20 e 30 minutos. O novo pavimento rígido instalado no corredor tem mais durabilidade e é mais adequado à alta circulação dos veículos e às frenagens nos pontos. Cerca de 30 linhas de ônibus foram beneficiadas com as obras. “Com esta estrutura, a Inajar de Souza passa a admitir verticalização, porque quando há a instalação do corredor, pelo plano diretor, pode verticalizar. É um ganho para a zona norte, que vai receber investimentos imobiliários com o transporte de massa garantido”, disse o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Ponto de ônibus no corredor da Inajar de Souza
Foto: Fabio Arantes/SECOM
O asfaltamento das demais faixas das avenidas por onde passa o corredor também foi renovado. A reforma foi realizada não só na avenida Inajar de Souza, mas também nas avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Gianotti, Ordem e Progresso, Rudge, Rio Branco, no Largo do Paissandu e no Terminal Praça dos Correios. Todas as 28 paradas foram renovadas, para atender a normas de acessibilidade.

“É uma obra complexa porque temos que garantir a fluidez na via, tanto dos carros quanto do transporte público. Aqui o usuário que sai do terminal ganhou meia hora para ir ao centro. Trabalhamos para que o coletivo tenha a menor interferência possível. Ele somente fica parado com o tempo semafórico”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

A obra recebeu no total R$ 170 milhões de reais de investimentos, sendo R$ 129 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal.

Ponto de ônibus no corredor da Inajar de Souza e ciclovia
Foto: Fabio Arantes/SECOM
A nova ciclovia da Inajar de Souza foi instalada entre as ruas Pedra Bela e Edmundo Krug. Já a pista de caminhada vai da avenida Nossa Senhora do Ó até a rua Edmundo Krug. Outra intervenção que deixou a avenida mais bonita foi a substituição dos 73 shafts de concreto por peças menores de metal, de 3,5 metros por 4 metros. Os shafts são coberturas dos poços de respiração das galerias de drenagem sob a avenida.

Em 2003, foram realizadas mudanças no projeto, para que contemplasse a criação de uma ciclovia e a remodelação do canteiro central, que ganhou uma pista de caminhada e paisagismo. “Agora aqui tem até congestionamento de caminhada”, brinca Elisa Montoni, 66 anos. “Aqui não era tão bonito, não tinha tantas árvores. Com a pista, as pessoas vêm fazer exercício pela manhã e no fim da tarde”, explica a moradora, que vive na região há 60 anos.

A revitalização do canteiro central da avenida incluiu instalação de nova sinalização vertical e horizontal. “Eu venho todos os dias para caminhada e está muito legal. Antes desta obra era muito apertado e a gente corria o risco de ser atropelado pelas bicicletas. Agora temos aqui duas pistas separadas, com boa sinalização, nos moldes da Europa”, avalia o português Manuel Ferreira, 64 anos, que vive na Freguesia do Ó há quase 30 anos.

Ciclovia e pista de caminhada na Inajar de Souza
Foto: Fabio Arantes/SECOM

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