segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet com faixa exclusiva a partir de hoje (01/02)

Desde hoje (01/02) as  avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet ganharam trechos totalizando 3,8 km de faixa exclusiva para ônibus. As novas faixas beneficiam 146 mil pessoas por dia que utilizam linhas municipais que circulam pelas avenidas.

A ativação está inserida dentro da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Segundo estudos, a implantação de faixas exclusivas para ônibus representou um ganho médio de 46,7% na velocidade dos coletivos. Desta forma, a nova faixa exclusiva na Avenida Giovanni Gronchi represente um ganho médio de 5 minutos por viagem naquele trecho.

Na Avenida Giovanni Gronchi, a implantação da faixa exclusiva ocorre em dois trechos distintos:

Primeiro Trecho - Faixa exclusiva à direita por 2,45 km, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Doutor Guilherme Dumont Villares, em ambos os sentidos, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.

Segundo Trecho - Faixa exclusiva à esquerda por 250 metros, entre a Avenida Alberto Augusto Alves e a Avenida João Dias, em ambos os sentidos, com funcionamento em período integral.

Pelo corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet ocorrerá implantação da faixa exclusiva à direita por 1,1 km, entre a Praça Roberto Pedrosa e a Avenida Morumbi, em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00.

Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet


Com estes 3,8 km somados aos 2,0 km na Avenida do Estado, também implantada a partir de hoje (01/02), a capital passa a contar com 490,8 km de faixas exclusivas para ônibus.

População beneficiada

Pela Avenida Giovanni Gronchi, no primeiro trecho, circulam 10 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 83 ônibus/hora, transportando uma média 133.470 mil pessoas por dia; já pelo segundo trecho circulam 13 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 85 ônibus/hora, que transportam 146.785 mil pessoas por dia, em média.

No corredor das avenidas Padre Lebret e Jules Rimet circulam 07 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 58 ônibus/hora, que transportam 32.257 mil pessoas por dia, em média

Alterações no sistema viário

Não estão previstas alterações de circulação em função da implantação da faixa exclusiva.

Faixa Reversível

Em função da priorização do transporte público coletivo, a partir de segunda-feira (01/02), a Companhia não vai implantar faixa reversível na Avenida Giovanni Gronchi, Sentido Avenida Morumbi.

Esta medida foi tomada por causa da implantação da faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Giovanni Gronchi, Jules Rimet e Padre Lebret, com 3,8 km de extensão.

A faixa reversível não será implantada em dois trechos: 300 metros na Avenida Giovanni Gronchi até a Avenida Morumbi, e 400 metros na Avenida Morumbi no acesso a Giovanni Gronchi no Sentido Centro.

Vale destacar que o trânsito não será prejudicado, pois as faixas exclusivas vão absorver o transporte público, liberando as demais faixas de rolamento na avenida aos veículos, garantindo, assim, a segurança de motoristas e pedestres que transitam pela região.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de duas semanas, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 15/02, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

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