segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Avenida Embaixador Macedo Soares e ruas Ricardo Cavatton e Hugo D’Antola com faixa exclusiva a partir de hoje (22)


Desde hoje (22) estã em operação faixa exclusiva para ônibus à direita na Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê, entre a Ponte do Piqueri e a Rua Ricardo Cavatton), na Rua Ricardo Cavatton (entre a Avenida Embaixador Macedo Soares e a Rua Hugo D’Antola) e na Rua Hugo D’Antola (entre a Rua Ricardo Cavatton e Ponte do Piqueri), no sentido Bairro. A nova faixa exclusiva com extensão total de 1200 metros e funcionará de segunda-feira à sábado, das 6h00 às 22h00.

Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Embaixador Macedo Soares, Rua Ricardo Cavatton e Rua Hugo D'Antola


A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 1,2 km somados aos 1,0 km de faixa exclusivas nas ruas Greenfeld e Cipriano Barata, também implantada hoje (22), a malha atinge 496,1 km de faixas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada
Por estes trechos de vias, no sentido Centro, circulam 3 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 20 ônibus/hora, transportando uma média de 21 mil pessoas por dia.

Alteração de horário
Também a partir desta segunda-feira (22), a faixa exclusiva existente na Marginal Tietê nos trechos abaixo passam a funcionar no mesmo horário, de segunda-feira à sábado, das 6h00 às 22h00:

  • Sentido Ayrton Senna - Avenida Presidente Castelo Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte Jânio Quadros; Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, entre a Ponte Presidente Jânio Quadros e a Ponte  Aricanduva.
  • Sentido Castelo Branco - Avenida Morvan Dias de Figueiredo, entre a Ponte Aricanduva e a Rua Ulisses Cruz.

Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de uma semana, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 29/02, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

A Engenharia de Campo da CET irá acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário