quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SMT lança campanha de segurança no trânsito da cidade

Com o tema “A Pressa é Inimiga da Direção - Respeite os Limites de Velocidade”, a Secretaria Municipal de Transportes em colaboração com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (Bloomberg Initiative for Global Road Safety - BIGRS), lança campanha que visa reforçar o Programa de Redução de Acidentes de Trânsito nas vias da capital.

A campanha, que começou na terça-feira (19/01) será veiculada em 1000 relógios espalhados pela cidade durante quatro semanas.

A Campanha está sendo custeada pela Iniciativa Bloomberg, sem custo para a SMT e com fundamento em conhecimento obtido em outras experiências apoiadas pela entidade.

A iniciativa faz parte de colaboração entre a entidade e o Município de São Paulo desde abril de 2015.  A atuação da Iniciativa Bloomberg (BIRGS) consiste basicamente no fornecimento de auxílio ao Município em forma de consultoria e capacitação contínuas das ações e políticas adotadas com vistas à redução de mortes no trânsito e promoção de segurança viária. Além de divulgação das medidas tomadas pelo Município, captação e processamento de dados para avaliar a efetividade das mesmas. Para tanto, busca-se atacar quatro fatores de risco: excesso de velocidade, uso de cinto de segurança, uso de capacete e beber e dirigir.

A redução de velocidade máxima nas vias da capital está inserida no Programa de Proteção à Vida (PPV), iniciado em 2013. A medida tem como objetivo a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. Inclui várias frentes como o "CET no Seu Bairro", a implantação de "Áreas 40", da "Frente Segura" (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica.

Estudo realizado pela Secretaria Municipal de Transportes mostra que a quantidade de mortes causadas por acidentes de trânsito nas ruas de São Paulo caiu 30,7 % em outubro de 2015, em comparação com o mesmo mês de 2014. O levantamento registra uma redução de 101 para 70 vítimas fatais, comparando os dois meses, o que mostra que 31 vidas foram poupadas somente em outubro de 2015. O resultado consolida a eficiência de medidas de segurança no trânsito, como redução do limite de velocidade.

Mais informações no link:
Acidentes com vítimas caem 36% nas marginais Tietê e Pinheiros após redução da velocidade máxima

Sobre a Iniciativa Bloomberg e a Bloomberg Philanthropies

A cidade de São Paulo está entre as dez cidades no mundo selecionadas pela Bloomberg Philanthropies a receber investimento e assessoria técnica nos próximos cinco anos para pôr em prática um Programa de Segurança Viária, com foco na redução de vítimas do trânsito e ênfase no controle de velocidade e demais fatores de risco.  Neste período, serão investidos US$ 12,5 milhões no programa. Em Nova York, houve redução drástica com número de acidentes com mortes durante a gestão do prefeito Michael Bloomberg (2002-2013) e essa entra outras experiências bem sucedidas servirão de apoio e aprendizado para as medidas sugeridas pela Iniciativa.
Vejam os locais de instalação dos cartazes em relógios

Nenhum comentário:

Postar um comentário