quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atualização - Operação Dá Licença para o Ônibus – o Túnel Daher Elias Cutait e Viaduto Dr. Plínio de Queiroz terão corredores exclusivos a partir da segunda-feira, 02/11

Coletivos terão prioridade ao longo de 2.000 metros no Túnel Daher Elias Cutait e Viaduto Dr. Plínio de Queiroz.
A partir da próxima segunda-feira (02/11), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 2.000 metros de corredor exclusivo à esquerda para ônibus no Túnel Daher Elias Cutait e via exclusiva para ônibus no Viaduto Dr. Plínio de Queiroz, em ambos os sentidos.

A novo trecho de corredor exclusivo para o transporte público funcionará em horário integral, pois interligará os dois trechos do Corredor de Transporte Coletivo Nove de Julho que, até este momento, era interrompido na Av. 9 de Julho entre as aproximações do túnel até o viaduto, em toda as suas extensões e em ambos os sentidos.

O Viaduto Dr. Plínio de Queiroz será destinado para o tráfego exclusivo. Com isto, serão eliminados os conflitos de deslocamento entre o tráfego geral e o transporte coletivo, proporcionando ganhos de velocidade média e tempos de viagem.

A circulação dos táxis e automóveis particulares deverão seguir as regras estabelecidas nas Portarias 019/14-SMT.GAB e 76/14-SMT.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 2.000 metros, a partir de 02/11 a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 120,1 km de corredores exclusivos para ônibus na capital paulista.

População beneficiada

Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 28linhas de ônibus, com frequência média de 445ônibus, transportando 325 mil passageiros em média por dia útil.

Alterações no sistema viário

O Viaduto Plinio de Queiróz terá circulação exclusiva para o transporte coletivo, devendo o tráfego geral utilizar as pistas laterais ao Viaduto, em ambos os sentidos da Av. Nove de Julho.

Mapa Faixa exclusiva Túnel Nove de Julho e Viaduto dr. Plínio de Queiroz


Fiscalização

A ativação do novo trecho de corredor exclusivo terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem o corredor exclusivo desde o início da implantação do mesmo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração gravissíma, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

 A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho do novo corredor exclusivo, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário