terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pesquisa inédita traça o perfil do usuário de bicicleta na cidade de São Paulo

Desde o início desta gestão, a cidade de São Paulo tem sido convidada a redescobrir novos meios de locomoção, novos modais de deslocamento, que não o carro. Com a implantação de faixas exclusivas de ônibus e o aumento da malha cicloviária, a prefeitura tem dado alternativas para a população fazer suas viagens de forma mais rápida e econômica.



Com 260,2 quilômetros de ciclovias inaugurados nestas gestão, dos quais 64,7 km já existiam na gestão passada e 31,9 de ciclorrotas, totalizando 356,8 km da malha cicloviária, uma grande parte dos paulistanos já redescobriu a bicicleta, fazendo dela seu principal meio de transporte. Falta a cidade descobrir quem são estas pessoas.

A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – Ciclocidade apresentou ontem (21), véspera do Dia Mundial Sem Carro, os resultados de uma pesquisa inédita sobre o “Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo”. A Ciclocidade é uma associação sem fins lucrativos, que busca contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, promovendo a mobilidade e o uso da bicicleta como instrumento de transformação.

O secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, participou do evento e parabenizou a equipe pela realização da pesquisa: “Foi um trabalho importante para o acompanhamento da evolução do uso da bicicleta na cidade. É necessário que seja feita periodicamente em comparação com a expansão da rede cicloviária. O desafio maior ainda é a expansão da rede”, disse o secretário.

Para Susana Nunes Penna, Gerente de Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, o trabalho do Ciclocidade é muito produtivo: “Trabalhamos juntos elaborando o Plano de Mobilidade de forma participativa. Hoje, esperamos que 400 quilômetros de ciclovias seja só o começo.”

A pesquisa sobre o perfil dos ciclista paulistano foi realizada entre os dias 10 e 28 de agosto em todas as regiões da cidade. Preenchidos 1804 formulários, chegou-se a um perfil do usuários de bicicletas com dados interessantes:

- A maiorias dos usuários de bikes têm entre 25 e 34 anos;

- 86% são homens;

- 42,1% têm ensino médio completo;

- 40% usam a bicicleta como meio de transporte 5 vezes por semana;

- 62% fazem viagens com mais de 5 quilômetros;

- 71,4% não combinam a bicicleta com outros modais; isto é, utilizam somente a bike no trajeto.

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Tenho certeza que, á medida que os incentivos à bicicleta forem crescendo, mais e mais pessoas vão utilizar a bike no seu dia a dia.

    ResponderExcluir