quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mobilidade – A mudança passa pela educação

Com um público estimado de 700 pessoas por mês, o Ensino a Distância conta com a parceria do SENAC para plataforma online e conteúdo da CET.

A CET foi criada em 1976, com o objetivo de organizar o trânsito na cidade de São Paulo. A sua atuação como gestora do trânsito está baseada no tripé “educação, engenharia e fiscalização”. A Educação no Trânsito sempre fez parte dos trabalhos da CET, na procura de soluções para a circulação segura na cidade, tanto que em 1980 foi fundado o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET, que se tornou o espaço físico oficial da CET, onde estão sediadas as ações de educação para o trânsito da companhia.

Para o secretário de transportes, Jilmar Tatto, “a educação é um dos trabalhos fundamentais da CET, por seu intermédio estamos contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e cientes da importância de como agir no trânsito, seja como pedestre, passageiro ou motorista.”

Até 2009 os educadores de trânsito da CET faziam uso apenas de recursos de educação presencial. Inserido no conceito de que o Trânsito é um espaço público, e deve abranger todos os aspectos que envolvem a convivência em sociedade, sejam questões sociais, de meio ambiente ou saúde pública, o Ensino à Distância surgiu em 2010, visando o público sem disponibilidade de horários e dificuldades de locomoção aos centros de treinamentos.

A Professora de Educação Infantil e Fundamental, Cristiane Lima Sampaio, de 37 anos, utilizou o ensino à distância proporcionado pela CET, segundo ela “a possibilidade de gerenciar os meus estudos com flexibilidade de horários e locais.” Cristiane, que realizou cursos de capacitação, diz que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais acessíveis, influenciando positivamente os avanços da Educação a Distância e a democratização do acesso ao conhecimento.

Mobilidade 2 Materia
A professora Cristiane Lima Sampaio e Susana Penna - Gerente de Educação da CET, na entrega do 7° Prêmio de Educação de Trânsito  / Crédito fotos Sidnei Santos 
O Ensino a Distância oferece 10 cursos, sendo cinco voltados aos professores e técnicos principalmente de escolas públicas, três para motoristas, motociclistas e ciclistas e dois voltados ao público em geral. Com um público estimado de 700 pessoas por mês, o Ensino A Distância conta com a parceria do SENAC para plataforma online, do conteúdo disponibilizado pela CET.

O ensino é reforçado também através do Portal Educacional Interativo, com atualizações frequentes e de forma descontraída. O Portal foi criado como ambiente de apoio que abrange o tema do trânsito à todas as faixas etárias, sendo dividido em quatro partes: criança, adolescente, jovem e adulto, que tem conteúdos direcionados ao seu público que ainda podem compartilhar ideias. O site também possui uma parte direcionada aos professores que podem usar o conteúdo em sala de aula.

Segundo Josefina Kiefer, Educadora da CET, houve grandes mudanças nos meios de comunicação por meio da tecnologia e o portal busca incentivar a reflexão e a criatividade, mostrando que a educação e a segurança no trânsito podem ser transmitidas de maneira simples, através de jogos, downloads, vídeos, atividades, músicas e conteúdos relacionados à cidadania no trânsito no meio virtual.

Materia 2Segundo Josefina Kiefer, o portal busca incentivar a reflexão e a criatividade. / Crédito fotos Sidnei Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário