quarta-feira, 17 de junho de 2015

Faixas reversíveis de tráfego: uma solução antiga de Engenharia cada vez mais atual

No trânsito, faixa reversível é uma medida de Engenharia de Tráfego utilizada na cidade de São Paulo desde 1986. Sua concepção é simples: inverte-se o sentido de circulação de uma (ou mais) faixa(s) de rolamento para atender o sentido de maior demanda de tráfego. Geralmente, a operação é adotada em determinados períodos do dia, como nos horários de pico da manhã e da tarde. Quem vive e/ou se desloca pela capital paulista está bem acostumado com elas, as faixas reversíveis. Para automóveis, uma das mais antigas é a da Radial Leste. Agora, em consonância com a política atual de democratização do espaço urbano e prioridade ao transporte coletivo, a CET vem implementando faixas reversíveis, também, para uso exclusivo dos ônibus. Uma das mais recentes nesses moldes é a reversível para ônibus da Avenida João Dias, na Zona Sul da cidade. Lá, a novidade que começou a ser testada no início de junho já deu um ganho de 90% no tempo percorrido pelos 54 ônibus por hora que transitam pelo local.

Faixa reversível para ônibus Avenida João Dias


Segundo medições recentes feitas pela própria CET, a velocidade média dos ônibus que se valem da nova reversível saltou de 8 km/h (antes) para 55 km/h (agora), com ganho de 85% no ritmo de deslocamento. A operação também gera benefícios ao trânsito local, onde os coletivos com destino à Estrada de Itapecerica, Avenida Giovanni Gronchi (Sentido Centro-Bairro) e às ruas Centro Africana e Bento Branco de Andrade Filho (Sentido Bairro-Centro) estão gastando em média de 1 a 3 minutos para completar o percurso.

Faixa reversível para ônibus Avenida João Dias


Para mais detalhes e informações sobre os ganhos proporcionados pelas faixas reversíveis na redução dos congestionamentos, acesse este link.

Ainda no site da CET, é possível ver as notícias sobre a inauguração da reversível de ônibus da Avenida João Dias e seus resultados positivos sobre o trânsito daquela região, através dos links:

· Operação Dá Licença para o Ônibus - CET testa faixa reversível exclusiva para ônibus na Ponte João Dias;

· Faixa Reversível para ônibus na Avenida João Dias dá ganho de 90% no tempo percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário