terça-feira, 26 de maio de 2015

Operação Frente Segura - CET implanta mais quatro bolsões de espera para motos na Avenida Professor Francisco Morato

Para melhorar a segurança de motociclistas, a CET vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos. Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo. Com estas implantações a cidade passará a contar com 191 bolsões na cidade.

Na última segunda-feira (25/05) foram ativados quatro novos bolsões em cruzamentos da Avenida Professor Francisco Morato, exclusivos para motocicletas:
  • Avenida Professor Francisco Morato com Rua dos Três Irmãos
  • Avenida Professor Francisco Morato com Rua José Jannarelli
  • Avenida Professor Francisco Morato com Avenida Jorge João Saad
  • Avenida Professor Francisco Morato com Rua Éden
Além da sinalização de solo característica (pictogramas de motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos. Foram implantados 130 m² de sinalização horizontal e 6 placas.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2014, das 1.249 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 555 (44,4%) eram pedestres, 440 (35,2%) conduziam motocicleta e 47 (3,8%) estavam pedalando.

Os locais para implantação da Operação Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário