sexta-feira, 22 de maio de 2015

As ciclovias de São Paulo na maior conferência de ciclismo urbano do mundo

Velo-city 2015 é o maior congresso sobre ciclismo urbano e políticas cicláveis do mundo. Neste ano, o evento internacional acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, na cidade europeia de Nantes, na região oeste da França. E, na programação oficial, está previsto um painel, a ser realizado às 13h30 (horário local) do dia 03/06, que contará com a participação de representantes da CET São Paulo, convidados como expositores. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e a responsável pelo Departamento de Planejamento Cicloviário da Companhia, Suzana Leite Nogueira, apresentarão, nesta oportunidade, a palestra CicloviaSP – Promovendo o transporte sustentável na cidade, dentro do painel Eficiência Orçamentária e Investimentos Prioritários (Código WPM09).



Em suma, Tatto e Nogueira irão mostrar como foi idealizado e vem sendo executado o Plano CicloviaSP, o contexto de sua criação e a integração com outros modais de transporte, como as estações de metrô, terminais de ônibus e trem. O desenvolvimento da malha cicloviária paulistana prevê a implementação de 400 km (248 milhas) de ciclovias, até 2016. Com isso, São Paulo, que tinha apenas 63 km (40 milhas), ganhará 463 km (287 milhas) de ciclovias e ciclofaixas, com intermodalidade.

Além disso, conforme prevê o Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo (PlanMob), em 2030, a metrópole paulistana deverá alcançar a marca de 1400 km (870 milhas) de vias cicláveis. O sistema cicloviário proposto pela Prefeitura contempla, ainda, o estabelecimento de infraestrutura adequada com medidas de suporte para uso dos ciclistas, entre as quais estão o incentivo a mais pontos para estacionamento/parada de bicicletas bem como a regulamentação de um sistema público de empréstimo (compartilhamento) de bikes.

Conheça a programação completa do Velo-city 2015 no site www.velo-city2015.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário