sexta-feira, 17 de abril de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Região do Belém ganha mais um trecho de faixa exclusiva

A partir da próxima segunda-feira, 20/04, a CET e a SPTrans implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus no corredor formado pela Rua Belém, Largo São José do Belém, Rua Júlio de Castilhos e Rua Fernandes Vieira, entre a Avenida Celso Garcia e Rua Toledo Barbosa, no Belém, Região Leste da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, no sentido bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

População Beneficiada
  • Rua Belém, no trecho entre Avenida Celso Garcia e Largo São José do Belém, circulam 10 de linhas de ônibus, numa frequência de 67 ônibus/hora, que transportam 108 mil pessoas por dia, em média;
  • Largo São José do Belém, no trecho entre as ruas Belém e Julio de Castilho, circulam 14 linhas de ônibus, numa frequência de 94 ônibus/hora, que transportam 156 mil pessoas por dia, em média;
  • Rua Julio de Castilho, no trecho entre o Largo São José do Belém e Rua Fernandes Vieira, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média;
  • Rua Fernandes Vieira, no trecho entre as ruas Julio de Castilho e Toledo Barbosa, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média.
Em razão da implantação da faixa exclusiva a regulamentação do estacionamento rotativo Zona Azul será alterada no período da tarde.

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 27/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.




Nenhum comentário:

Postar um comentário