segunda-feira, 23 de março de 2015

Programa CET no Seu Bairro é retomado a partir deste mês


A primeira edição do programa CET no Seu Bairro de 2015 foi iniciada em 16 de março em mais seis bairros da capital. As bases itinerantes do programa estiveram disponíveis para atendimento às demandas da população de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h00.

O programa contempla a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal),  revitalização e manutenção de semáforos, manutenção de abrigos/totens de ônibus, bem como eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito.

A partir desta segunda-feira (23) mais duas regiões serão atendidas, totalizando até o momento oito regiões contempladas com o início do Programa.

Veja os bairros contemplados nesta edição do programa:

Entre 16 e 20 de março
1- Vila Nova Galvão / Jardim Hebron - Subprefeitura de Jaçanã / Tremembé
2- Vila Joaniza - Subprefeitura de Cidade Ademar
3- Parque Ipê / Jardim Catanduva / Parque Arariba - Subprefeitura do Campo Limpo
4- Jardim das Imbuias - Subprefeitura da Capela do Socorro
5- Jardim Elisa Maria - Subprefeitura de Freguesia do Ó / Brasilândia
6- Parque São Miguel - Subprefeitura de Capela do Socorro

Entre 23 e 27 de março
7- Jardim Danfer - Subprefeitura da Penha (Mapa anexo)
Posto Móvel: Praça Jorge Alves de Menezes - Rua Bezerros X Rua Uniflor X Pastoril do Itapetininga.
8- Jardim Colonial - Subprefeitura de São Mateus (Mapa anexo)
Posto Móvel: Praça Mário Cattaruzza (Avenida Maria Cursi, altura do nº 303).

Conceito
Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa CET no Seu Bairro é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal, além da CET, as Subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam. O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária.

O cronograma do Programa está estruturado da seguinte forma:

  • As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possui sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;
  •  A terceira semana do mês é marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;
  • Na quarta semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário, além de continuidade das implantações (Salvo situações excepcionais como, neste mês, os jardins Danfer e Colonial).

Ações educativas
Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em algumas escolas selecionadas nas sete regiões considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas de teatro, bate papo com o marronzinho em sala de aula, caminhadas da cidadania, palestras, etc.

Quadro balanço do Programa CET no Seu Bairro

Nenhum comentário:

Postar um comentário