segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida Ellis Maas ganha 900 metros de faixa exclusiva para ônibus a partir de hoje, 26/01

A partir desta segunda-feira (26/01), serão implantados 900 metros de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Ellis Maas, na Zona Sudoeste da cidade. 

Os ônibus terão prioridade no trecho entre a Avenida Comendador Sant'Anna e a Estrada de Itapecerica, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 20h00, nos dois sentidos.

No sentido Centro-Bairro haverá uma faixa de rolamento apenas para ônibus, no trecho entre a Estrada de Itapecerica e a Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck, onde os veículos particulares deverão seguir caminhos alternativos pelas Avenidas Carlos Caldeira Filho e Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ou pelas Ruas Paulino Vital de Moraes, Miguel Lopes e José Lopes de Almeida. No trecho entre Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck e Avenida Comendador Sant'Anna haverá uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral.

Já no Sentido Bairro-Centro, a via contará com uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral, entre a Avenida Comendador Sant'Anna e a Estrada de Itapecerica.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 900 metros de implementação, a partir de 26/01,a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 464,6 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Pela Avenida Ellis Mass, no trecho de implantação, circulam 23 linhas numa frequência de 173 ônibus/hora, que transportam 200.000 mil pessoas por dia, em média.

A implantação de faixa exclusiva na Avenida Ellis Maas foi viabilizada após alargamento da via, recapeamento asfáltico e colocação de nova sinalização (vertical, horizontal e semafórica), em toda sua extensão.
Todos os serviços foram projetados e executados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela São Paulo Transporte (SPTrans), com apoio da Subprefeitura de Campo Limpo.

A ativação deste trecho terá fiscalização intensiva desde o primeiro dia de sua implantação. 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$53,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário