quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Operação Dá Licença para o Ônibus - Ampliação da faixa exclusiva da Avenida Amador Bueno da Veiga


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram mais 300 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Amador Bueno da Veiga, na Penha, Zona Leste. Esta ampliação se soma ao 1,3 km implantado em 09/09/2013. O novo trecho de faixa vai funcionar no Sentido Bairro, de segunda a sexta feira, das 17h00 às 20h00, entre as Ruas Plínio Augusto de Camargo e Jaborandi.

A faixa implantada em setembro de 2013, com 1,3 Km, opera  de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h00 às 9h00 e, no sentido Bairro, das 17h00 às 20h00 nos seguintes trechos da Avenida:

Sentido Centro:
Na Avenida Amador Bueno da Veiga, no trecho entre a Avenida São Miguel até a Rua Enéas de Barros.

Sentido Bairro:
Na Avenida Amador Bueno da Veiga, no trecho entre a Praça D. Micaela Vieira até a Rua Francisco Coimbra e entre a Rua Embiruçu até a Rua Evans. Com o novo trecho ativado esta semana, a faixa se estende pela via até o cruzamento com a Rua Jaborandi.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 300 metros, a malha viabilizada pela Prefeitura chegará a 459,5 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Faixa Exclusiva de Ônibus à Direita - Av Amador Bueno da Veiga


População Beneficiada:
Pela Avenida Amador Bueno da Veiga circulam 33 linhas de ônibus municipais, no Sentido Bairro, entre a Rua Embiruçu e a Rua Evans, que beneficiam 193.391 passageiros ao dia.

Alterações no Sistema Viário
Para a viabilização da implantação da faixa exclusiva foram executadas obras que incluíram a correção da inclinação transversal negativa na curva existente no local. A sinalização no local prevê a utilização de 15 placas de trânsito e 250 m² de sinalização horizontal.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 19/01, a fiscalização será intensificada na via. Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

Vale lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário