terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus – Trecho do Corredor Cidade Jardim é aberto para circulação


Foi ativado na segunda-feira (15) novo trecho do Corredor Exclusivo Cidade Jardim. São 500 metros implantados na Rua Tabapuã. Foi também liberado 300 metros de outro trecho do corredor após obras na Avenida Cidade Jardim, zona oeste da capital.

Este corredor faz ligação com o ramal já implantado do Corredor Nove de Julho.

Os ônibus agora tem prioridade na Avenida Cidade Jardim, no Sentido Centro, entre o túnel Max Feffer e a Avenida Faria Lima, e no Sentido Bairro, entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e 150 metros antes da Rua Franz Schubert. A exclusividade vale por período integral.

Já na Rua Tabapuã, os coletivos trafegam em Sentido Único entre a Rua Brigadeiro Haroldo Veloso e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 20h00, e aos sábados, das 6h00 às 14 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 500 metros de trecho implantado na Rua Tabapuã, a cidade de São Paulo conta com 459,3 km de faixas exclusivas para ônibus, dos quais 369,3 km foram implantados na atual gestão. A estimativa é que, antes de 2013, a cidade possuía cerca de 90 km de faixas exclusivas.

Novo trecho do Corredor Exclusivo para Ônibus na Rua Tabapuã


População Beneficiada

Pela Avenida Cidade Jardim circulam 8 linhas de ônibus municipais transportando 123.206 pessoas por dia, em média.Já pela Rua Tabapuã circulam 11 linhas de ônibus municipais, que transportam 101.767 pessoas por dia, em média.

 Alterações no Sistema Viário

Para viabilizar a nova faixa exclusiva de ônibus, não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego.

Fiscalização

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 29/12, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário