quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CET amplia a Área 40 em vias do Centro


Logotipo Área 40
A Companhia de Engenharia de Tráfego irá ampliar, na segunda-feira (15/12), a Área 40 para novas vias da Região Central. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.

Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.

A Região Central é um grande marco do comércio, atraindo grande número de pedestres, e onde concentram-se também faixas exclusivas para ônibus e ciclovias implantadas nos últimos meses, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação. Com esta ampliação da Área 40, o Centro recebe a sétima intervenção deste tipo na cidade, que já vigora na Rótula Central (a primeira área implantada), na Lapa, em Santana, em Moema (duas fases) e na Penha. A área de ampliação tem cerca de 2,4 km², rodeando a Rótula Central.

Redução de velocidade em vias Arteriais
Com ampliação da Área 40 no Centro, trechos das avenidas Cásper Líbero, Rio Branco, São João, Ipiranga, Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio, Liberdade e Rua da Consolação, também terão redução da velocidade máxima permitida para 40 Km/h.

Abaixo todos os trechos do novo perímetro da Área 40:

Tabela  dos trechos de ruas do novo perímetro da Área 40

Em complemento à implantação, será reduzida a velocidade máxima de 60 Km/h para 50 Km/h nas seguintes vias que delimitam a área:
- Avenida Rangel Pestana
- Rua Anita Garibaldi
- Praça João Mendes
- Viaduto Dona Paulina
- Avenida Ipiranga (entre as avenida Cásper Líbero e São Luís)
- Avenida Senador Queirós
- Avenida Mercúrio


Área 40
O Projeto da Área 40 foi lançado com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área contemplada. A iniciativa, que começou a ser implantada em outubro de 2013, já abrange todas as regiões da cidade.

Centro
Área 40 na Rótula Central - 1ª Fase - (21/10/2013)- Possui área interna de cerca de 1,6 km² e extensão aproximada de 5,0 km na junção das seguintes vias: Avenida Mercúrio, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Doutor João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Praça Clóvis Beviláqua, Avenida Rangel Pestana, Viaduto 25 de Março, e, fechando o círculo, Viaduto Mercúrio.

Zona Oeste
Área 40 na Região da Lapa (01/09/2014) - Possui área interna de cerca de 0,8 km² delimitada pelas ruas Clélia, Carlos Vicari, Guaicurus, John Harrison e Doze de Outubro, respectivamente.

Zona Norte
Área 40 em Santana (22/09/2014) - A intervenção ocorreu num espaço de 1,2 Km² delimitado pelas avenidas Braz Leme, Santos Dumont, Morvan Dias de Figueiredo, Cruzeiro do Sul, General Ataliba Leonel, e ruas Jovita, Conselheiro Saraiva, Alfredo Pujol, Chemin Del Pra e Doutor César.

Zona Sul
Área 40 em Moema - 1ª Fase - (03/11/2014) - A intervenção tem cerca de 1,7 km², delimitada pelas avenidas dos Bandeirantes, Ibirapuera, Indianópolis e Moreira Guimarães.
Área 40 em Moema - 2ª Fase - (17/11/2014) - A área tem cerca de 1,7 km², sendo geometricamente inversa a da 1ª fase, delimitada agora pelas avenidas dos Bandeirantes, Ibirapuera, Santo Amaro, Hélio Pellegrino e República do Líbano.

Zona Leste
Área 40 na Penha (01/12/2014) - Com cerca de 0,8 km², a área está delimitada pela Avenida Governador Carvalho Pinto, Avenida Cangaíba, Rua Padre João, Rua Doutor João Ribeiro, Rua Coronel Rodovalho, Avenida Engenheiro Alberto Pretini, Rua Vereador Cid Galvão da Silva e vias lindeiras a linha da CPTM.

Com a atual implantação, a cidade passa a contar com 10,2 Km² de Área de Velocidade Reduzida.






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