sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Área Central recebe Projeto Piloto de Faixa de Pedestres Diagonal (em “X”) na segunda-feira, dia 08

Novo modelo é baseado em prática utilizada em Tóquio e visa dar mais segurança aos pedestres. A sinalização é inédita no país.

Em continuidade às ações voltadas ao aumento da segurança do sistema viário, a Secretaria Municipal de Transportes, através da CET, implanta, a partir de segunda-feira (08/12), travessia de pedestres nas diagonais do cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo (que antecede a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio).

Faixa de Pedestres Diagonal (em “X”)
Esta faixa de pedestres em "X" visa facilitar a vida dos pedestres que, ao invés de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez.

O referido cruzamento foi escolhido com base em pesquisa de contagem de travessia de pedestres, que acusou média de 189 pessoas/hora no horário de maior movimento. Com base nisto, o cruzamento será contemplado com a implantação das novas faixas de pedestres, novas placas educativas criadas para informar a permissão da travessia na diagonal, sinalização semafórica de pedestres para atender a nova situação e propiciar tempo de travessia segura (5 segundos de verde acrescidos de 18 segundos de vermelho piscante).

O tempo médio de travessia que, em duas etapas, é de 89 segundos; na diagonal, cai para 61 segundos.
Um ganho de 28 segundos para os usuários que têm o desejo alcançar as calçadas das diagonais.

Este é um projeto piloto, inspirado nos modelos de Tóquio, a partir do qual poderão ser estabelecidos parâmetros e, feitas as devidas avaliações, ser expandido para outros locais da cidade. Equipes da CET farão o acompanhamento das intervenções para garantir a segurança e a orientação aos transeuntes e motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário