sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus - Região Central terá duas novas faixas exclusivas a partir desta segunda-feira, 27/10


A partir desta segunda-feira, 27/10, a CET e a SPTrans implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas Martins Fontes e Augusta, nos seguintes trechos:
  • Na Rua Martins Fontes, no sentido Bairro, entre a Rua Maria Paula e a Rua Álvaro de Carvalho;
  • Na Rua Augusta, no sentido Bairro, entre a Rua Fernando Albuquerque e a Av. Paulista; e no sentido Centro, no trecho compreendido entre a Alameda Itu e a Av. Paulista.
A nova faixa exclusiva vai funcionar, nos locais acima descritos, de segunda a sexta-feira das 6 às 20 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Com estes 1,1 km a partir de 27/10, a rede cicloviária chegará a 361,9 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

Pelas ruas Martins Fontes e Augusta, no trecho destas implantações, passam cinco linhas de ônibus municipais, transportando 42 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média, no horário de pico, de 31 ônibus/hora.

Aos motoristas que desejam acessar a Av. Paulista vindos do Centro pela Rua Augusta, a CET recomenda como alternativa utilizar a Rua Peixoto Gomide; e no sentido contrário, a opção é a Alameda Itu e a Rua Min. Rocha Azevedo.

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 10/11, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Faixa exclusiva para ônibus nas ruas Martins Fontes e Augusta



Nenhum comentário:

Postar um comentário