quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus – nova faixa exclusiva no Viaduto Miguel Mofarrej, na Vila Leopoldina

Os coletivos terão prioridade à direita ao longo de 1 km, no sentido Pinheiros/Marginal Tietê, de segunda à sexta feira das 6 às 20 horas e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A partir desta segunda-feira, 3 de novembro, a CET e a SPTrans implantam 1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus no Viaduto Miguel Mofarrej, no trecho entre a Rua Major Paladino e a Rua Mergenthaler, na Vila Leopoldina, Zona Oeste da cidade. A nova faixa vai operar no sentido Pinheiros/Marginal Tietê, de segunda à sexta-feira das 6 às 20 horas e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

A implantação no Viaduto Miguel Mofarrej representa uma ampliação da faixa exclusiva existente na Av. Gastão Vidigal, onde os coletivos têm exclusividade à direita, desde dezembro do ano passado, em direção ao Bairro, entre a Praça Apecatu e a Rua Hassib Mofarrej.

Pelo Viaduto Miguel Mofarrej, no trecho desta implantação, passam sete linhas de ônibus municipais, transportando 47 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média de 31 ônibus/hora. Além disso, pelo Viaduto citado, passam dez linhas de transporte urbano intermunicipal.

Faixa exclusiva para ônibus no Viaduto Miguel Mofarrej


A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 17/11, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário