sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Operação Dá Licença para o Ônibus – Eixo Norte Sul ganha mais 500 metros de faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 20/10



A partir desta segunda-feira (20/10), a CET e a SPTrans implantam mais 500 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus no Eixo Norte Sul: o novo trecho vai operar nas avenidas 23 de Maio e Washington Luís, que compõem o referido Eixo junto com outras vias, da seguinte forma:

-Na Avenida 23 de Maio, no sentido Centro, no trecho entre 50 metros antes da Rua Dr. Astolfo Araújo até a Rua Victor Brecheret;
-Na Av. Washington Luís, no sentido Centro, entre a alça de saída para a Avenida dos Bandeirantes até a Av. Miruna.

Os coletivos terão prioridade pela nova faixa de segunda à sexta-feira, das 6 às 22 horas. A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus.


 Alterações no sistema viário
 Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.                                                                    

População beneficiada
Na Av. Washington Luís, no trecho desta implantação, trafegam 19 linhas municipais de ônibus, realizando em média 189 mil viagens de passageiros por dia útil de operação. A frequência média no horário de pico é de 123 ônibus/hora.
Na Avenida 23 de Maio, no trecho desta ativação, circulam 25 linhas municipais, realizando em média 260 mil viagens de passageiros por dia útil de operação. A frequência média no horário de pico é de 168 ônibus/hora.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 3/11, a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Faixa exclusiva para ônibus na Avenida 23 de Maio


Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Washington Luís






Nenhum comentário:

Postar um comentário