segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Novas ciclovias chegam às zonas Leste e Noroeste


No domingo (12 ) foram entregues dois novos percursos cicloviários que, juntos, somam 7,3 novos quilômetros de ciclovias, totalizando 91,1 km de vias cicláveis que vêm sendo inaugurados desde junho deste ano. Antes havia 63 km de ciclovias e a meta da Prefeitura e da SMT é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2016.

Zona Leste
Ativada desde domingo (12), o primeiro trecho da Ciclovia do Jardim Helena, na Zona Leste da cidade, com 3,7 km, passa pelas ruas Cardon e Criúva bem como pelas avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Dep. Dr. José de Aristodemo Pinotti. O percurso todo terá 11,9 km, ligando as regiões do Jardim Helena e São Miguel Paulista.

A ciclovia desta primeira fase é bidirecional, ocupando parte da calçada, no trecho formado pelas ruas Cardon e Criúva. Nessas vias, a calçada foi alargada para a implantação da ciclovia, em obra executada pela Subprefeitura de São Miguel Paulista.

No trecho da Avenida Moacir Dantas Itapicuru, a faixa exclusiva para bicicletas é bidirecional sobre a pista. Já na parte da Avenida Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti a ciclovia é unidirecional, junto ao canteiro central, em ambos os lados. O novo ramal segue o seguinte trajeto: Rua Cardon, entre as ruas Suzana e Criúva; Rua Criúva, entre a Rua Cardon e a Avenida Nordestina; Avenida Moacir Dantas Itapicuru, entre as avenidas Nordestina e Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti; Avenida Deputado Dr. José de Aristodemo Pinotti, entre as avenidas Moacir Dantas Itapicuru e Marechal Tito.

Segundo dados da pesquisa Origem/Destino do Metrô realizada em 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta do município. A integração intermodal com o sistema metroferroviário é uma forte característica da região, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.

"O objetivo é atender a demanda da população local, além de aumentar as condições de segurança dos usuários de bicicleta, propiciar a facilidade de locomoção, garantindo acessibilidade ao sistema de transporte coletivo e valorizar o espaço público das pessoas", afirmou o secretário de transportes Jilmar Tatto.

Ciclovia do Jardim Helena


Zona Noroeste
Desde domingo (12) moradores da região do Jaraguá, na Zona Noroeste da cidade, ganharam uma nova alternativa de transporte e lazer com a ciclovia de 3,6 km de extensão total. O percurso que vai circundar o Parque Pinheirinho d´Água será bidirecional sinalizado junto à guia, à direita do sentido do tráfego, passando pelas seguintes vias: 
  • Av. Amador Aguiar;
  • Av. Nelson Palma Travassos;
  • Rua Prof. Onésimo Silveira;
  • Rua Jairo de Almeida Machado;
  • Av. Prof. Miguel Franchini Netto.


O projeto inclui a criação de travessias rodocicloviárias nos seguintes cruzamentos:
  • Av. Nelson Palma Travassos x R. Prof. Afonso José Fioravanti;
  • Av. Amador Aguiar x R. Prof. Onésimo Silveira;
  • Av. Amador Aguiar x Av. Prof. Miguel Franchini Netto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário