quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ciclovias vão cruzar pontes das marginais


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Estudos foram apresentados na sede da Prefeitura, travessia da Ponte da Casa Verde será a primeira instalada

Os projetos de travessia para ciclovias sobre 12 pontes nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros foram apresentados, na terça-feira (7), pelo prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. A iniciativa irá interligar os novos trajetos que estão sendo feitos para ciclistas.
"Estamos fazendo um espaço apropriado para os ciclistas com a preocupação na travessia das alças dessas 12 pontes", afirmou Tatto. Essas intervenções foram divididas em duas etapas de acordo com a complexidade e da necessidade de obras.

Veja apresentação com detalhes do projeto aqui .

Circulação de bicicletas ficará mais segura nas pontes na capital
A Travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade. Em uma primeira fase, quatro pontes receberão essas ciclovias de travessia, sendo que a primeira será na Casa Verde. "Daqui para frente, toda ponte tem que ser pensada neste sentido", afirmou Haddad. A estratégia de implantação dependerá da existência de conexões.

Detalhamento das etapas

Primeira Etapa
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte:
  • Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias.
  • Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central.
  • Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central.
  • Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos.


Segunda Etapa
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte:
  • Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central.
  • Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central.
  • Ponte Cruzeiro do Sul - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos.
  • Ponte das Bandeiras - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana.
  • Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro.
  • Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central.
  • Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos.
  • Ponte Jurubatuba - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central.


Em estudo
Além dessas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:
  • Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê.
  • Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) - Sobre o Rio Tietê.
  • Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) - Sobre o Rio Tietê.
  • Ponte Engenheiro Ary Torres - Sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) - Sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) - Sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte João Dias - Sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte Transamérica - Sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte Freguesia do Ó - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro.
  • Ponte do Piqueri - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.
  • Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes.
  • Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro.
  • Ponte Eusébio Matoso - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro.
  • Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.
  • Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros.
  • Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.


Diretrizes do "Padrão CET" para ciclovias
Para planejar as futuras travessias das ciclovias sobre as pontes, as diretrizes a nortear os técnicos continuam a serem as do "Padrão CET":
  • Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária.
  • Conectividade dos trajetos.
  • Linearidade: menor distância possível na viagem.
  • Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.).
  • Integração modal com transporte de média e alta capacidade.
  • Uso da estrutura como meio de transporte.
  • Preferência por ruas secundárias.
  • Não se eliminar a faixa de rolamento.
  • Implantar preferencialmente no lado esquerdo.
  • Ser preferencialmente bidirecional.

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